segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Democracia é transparência

   Quero deixar claro uma coisa, não existe democracia sem transparência. O sistema eleitoral tem que ser no mínimo o mais transparente possível, caso contrário não há democracia.

   No Brasil usamos urna eletrônica que pode ser fraudada de diversas maneiras, como por exemplo, estar programada para a cada cem votos para o candidato Tal um vai para o Beltrano. De fato eu não tenho nenhuma garantia que as urnas eletrônicas são corretamente programadas, apenas confio.

   Entretanto a desconfiança ganhou força nas redes sociais. Pessoas que já tinham votado quando chegaram as urnas, um suposto papel indicando que a urna já tinha 400 votos para uma candidata antes mesmo da eleição começar... e assim vai.

   O PSDB fez um pedido que no mínimo é justo para a existência de uma democracia, verificar o sistema. Acredito que cada partido participante das eleições deveria ter o direito, antes mesmo das eleições começarem, terem todos os direito de fazer uma verificação apropriada das urnas antes de serem lacradas para a votação.

   Volto a repetir, pois é sério, se não existir transparência no sistema eleitoral não existe democracia, o povo não vai eleger seu representante, vai ganhar quem estava programado para ganhar.

   Agora um aspecto mais profundo da moralidade da democracia, uma pessoa que recebe algum benefício assistencialista do governo (aposentadoria não se encaixa aqui) estaria apta a participar das eleições.

   Vamos colocar de uma outra forma, se eu sou um candidato e dou uma cesta básica em troca de um voto posso ter sérios problemas com a justiça eleitoral, por compra de votos. Porém, o governante que da um benefício social, como a Bolsa Família, e sai por ai dizendo que se o outro candidato ganhar você vai perder o benefício, não estaria fazendo no mínimo algo parecido com o primeiro caso? Será que ao afirmar que candidato X vai acabar com benefício Y não é uma forma de coação? Se for, será que o nosso Governo Federal não fez legalizou um crime eleitoral usando a máquina do governo?


   Claro que não existe uma resposta pronta aqui, mas que certas propagandas eleitorais parecem mais crimes eleitorais, isso parece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário