quinta-feira, 6 de março de 2014

Sábado ou domingo: O que Betrand Russell diz?

   A muito se debate sobre qual o dia da guarda que os cristãos devem observar. Sábado ou Domingo. O dia que Deus estipulou na Bíblia ou o dia em que Jesus ressuscitou.

   Que tal pegar uma pessoa imparcial sobre o tema. Bem, como achar alguém imparcial? Simples, pergunte a um ateu de convicção e que tenha estudado a Bíblia com olhos críticos sobre aquilo que a Igreja diz e o que a Palavra do Senhor diz.

   Quero convidar para essa conversa o falecido ateu, Betrand Russell para mais uma colaboração aqui no blog revelando sua posição sobre o tema sábado versus domingo. Para ficar bem claro vou mostrar todo o parágrafo que se encontra no livro No que acredito, Porto Alegre, RS: L&PM, 2010, p.61.

   “A moralidade atual constitui uma coisa curiosa misturada de utilitarismo e superstição, mas o componente supersticioso exerce uma maior influência, como é natural, uma vez que a superstição é a fonte de normas morais. Originalmente , certos atos eram tidos como desagradáveis aos deuses, sendo, desse modo, proibidos por lei por temer-se a ira divina pudesse recair sobre toda a comunidade, e não apenas sobre os indivíduos culpados. Daí nasceu a concepção de pecado, como aquilo que desagrada a Deus. Não se pode determinar por que razão certos atos eram de tal modo desagradáveis; por que era desagradável que um cabrito fosse cozido no leite de sua própria mãe. Mas ficou0se sabendo, pela Revelação, que tal era o caso. Por vezes as ordens divinas têm sido curiosamente interpretadas. Dizem-nos, por exemplo, que não trabalhemos no sábado, mas na compreensão dos protestantes isso significa que não devemos nos divertir nos domingos. Porém, a mesma autoridade sublime é atribuída tanto à nova quanto à antiga proibição.”

   Sinceramente concordo com a dificuldade que a igreja apresentava para uma pessoa mais crítica como o Russell. Como pode a Bíblia dizer uma coisa e os ditos cristão simplesmente fazerem outra bem diferente? Quantas almas não poderiam ser sido ganho apenas com a fidelidade a Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário