quarta-feira, 26 de março de 2014

Jesus Ressuscitou?! Muito estranho!

   Você acredita que alguém possa de fato ressuscitar? A princípio eu diria que não. Quem me ensinou isso foi minha filha com quatro anos de idade. Toda vez que vou por minha filha para dormir conto alguma história da Bíblia, oramos e canto até ela dormir. Uma história que ela gosta muito é da ressurreição da filha de Jairo.

   Ano passado, uma amiga dela ganhou uma irmã que nasceu com problemas no coração, ela nunca saiu do hospital. Mas durante todo o período minha filha manteve-se forte e orava pela irmã da amiga. Mas o trágico dia chegou e de quando estava pondo a Amanda para dormir contei que o bebê havia morrido. Na oração ela pediu para que eu orasse pelo bebê já morto e então expliquei para minha filha que após a morte o destino do bebê já estava selado, agora nós precisávamos orar pela família para se manter forte diante da tragédia.

  Passou poucos dias e minha filha voltou a pedir oração pela falecida bebê. Minha esposa que estava pondo ela para dormir naquele momento iria iniciar uma explicação semelhante a minha, mas a  Amanda a interrompeu e perguntou: “Mamãe, se Jesus ressuscitou tantas pessoas, Ele também não pode ressuscitar o bebê?”

   Estava no escritório e ouvia perfeitamente o diálogo e me senti culpado. Digo diariamente que acredito na ressurreição de Cristo, que acredito que todas as pessoas que a Bíblia afirma terem ressuscitado de fato ressuscitaram, mas por algum motivo parecia não mais acreditar que nos nossos dias Jesus não pode mais fazer esse milagre. Minha fé de fato é pequena.

   Isso me levou a uma reflexão sobre os discípulos, afinal eles não acreditaram na possibilidade de Jesus poder ressuscitar dos mortos e por isso sentiram-se mal e se esconderam para também não morrerem. E eu sei porque eles perderam a esperança.

   Desde quando nasci, até o momento, nunca vi uma pessoa ressuscitar, pelo menos do tipo que nem Lázaro, estar morta e enterrada e se levantar inteiro e sair andando com a saúde restaurada. Para os discípulos não eram muito diferente, eles acreditavam no máximo que Jesus poderia operar tais milagres, mas Ele morreu, como se ressuscitaria? Do mesmo que sou cético quando o tema é ressurreição, os discípulos também o eram.

   Será então que é tudo apenas uma questão de fé cega, sem evidências para argumentar? A resposta é não e vou explicar aqui o porque Jesus de fato ressuscitou.

   Gary Habermas completou a mais ampla investigação já feita até o momento sobre o que os estudiosos acreditam a respeito da ressurreição de Jesus. Habermas reuniu mais de 1.400 obras dos eruditos mais críticos que falam sobre a ressurreição de Jesus, escritas de 1975 a 2003. Na obra The Risen Jesus and Future Hope [O Jesus ressurreto e a esperança do futuro], Habermas expõe que quase todos os estudiosos, independentemente do espectro ideológico — desde os ultra liberais até os conservadores defensores da Bíblia -, concordam que os pontos a seguir, todos relacionados a Jesus e ao cristianismo, são fatos históricos reais:

01. A morte de Jesus deu-se por meio da crucificação romana.
02. Ele foi sepultado, muito provavelmente, num túmulo particular.
03. Pouco tempo depois, os discípulos ficaram desanimados, desolados e desacorçoados, tendo perdido a esperança.
04. O túmulo de Jesus foi encontrado vazio pouco tempo depois de seu sepultamento.
05. Os discípulos tiveram experiências que acreditaram ser aparições reais do Jesus ressurreto.
06. Devido a essas experiências, a vida dos discípulos foi totalmente transformada. Depois disso, até mesmo se dispuseram a morrer por sua crença.
07. A proclamação da ressurreição aconteceu logo de início, desde o começo da história da igreja.
08. O testemunho público e a pregação dos discípulos sobre a ressurreição de Jesus aconteceram na cidade de Jerusalém, onde Jesus fora crucificado e sepultado pouco tempo antes.
09. A mensagem do evangelho concentrava-se na pregação da morte e da ressurreição de Jesus.
10. Tiago, irmão de Jesus e cético antes desse evento, converteu-se quando acreditou que também vira o Jesus ressurreto.
11. Poucos anos depois, Saulo de Tarso (Paulo) tornou-se cristão devido a uma experiência que ele também acreditou ter sido uma aparição do Jesus ressurreto

   Dados os eventos históricos que temos registrado tanto dentro como fora da Bíblia, é necessário pensar da seguinte maneira para tentar justificar o que de fato aconteceu sem contradizer a história e desde já afirmo que a ressurreição de Jesus Cristo é a melhor explicação histórica para isso.


   Para não deixar esse post muito longo, vou terminar por aqui e então vou descrever nos post algumas teorias dos céticos para analisar o que poderia ter acontecido no lugar da ressurreição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário