domingo, 30 de março de 2014

Baboseiras do ateísmo

   No post anterior (clique aqui) falei sobre a ressurreição do nosso Senhor Jesus Cristo e que historicamente falando, a melhor possibilidade de explicar os eventos históricos aceitos por uma grande maioria (não existe unanimidade em nada) seja um cristão conservador ou liberal, só pode ser a ressurreição de Jesus.

   Porém o ateísmo ainda tenta argumentar algo contrário, algo que poderia explicar os eventos históricos sem ser a própria ressurreição. Aqui vou expor alguns dos pensamentos que encontrei por ai, e se você é um ateu e tem alguma outra explicação para o que deveria ter acontecido em vez da ressurreição ficaria feliz em ver a sua teoria.

   A primeira teoria que vi internet a fora foi a TEORIA DA ALUCINAÇÃO, ou seja, foram enganados e de fato passaram a crer que Jesus havia ressuscitado.

   A falha fundamental aqui é o fato de diversas pessoas terem tido a mesma alucinação e terem visto Jesus em um período de quarenta dias repetidas vezes. Até onde sabemos não existe droga ou doença que tenha esse mesmo efeito, mas ainda que isso fosse verdade o problema não estaria resolvido.

   Eu diria que o problema crucial da teoria da alucinação é o túmulo vazio. Tudo o que as autoridades judaicas ou romanas precisariam fazer era apresentar o corpo de Jesus morto. O cristianismo teria sido visto apenas como uma farsa e ninguém estaria falando de Jesus nos dias de hoje.

   Para explicar o túmulo vazio alguns se valem da TEORIA DO ENGANO, que afirma que os discípulos podem ter cometido uma grave falha. Em vez de irem ao túmulo de Cristo eles erraram e foram em algum outro que estava vazio.

   Porém a teoria possui ainda erros que a desacreditariam até mesmo para uma criança. Por exemplo, mesmo que os discípulos erraram o túmulo de Cristo, parece que essa “amnésia” era contagiosa, pois tanto os líderes judeus e romanos parecem ter esquecido o local onde enterraram Jesus.

   Outra falha é que o túmulo vazio errado não explica as aparições de Cristo para pessoas diferentes e em momentos diferentes. Existe a necessidade não só de explicar o túmulo vazio como também às aparições de Jesus aos discípulos a ponto de deixa-los tão crentes que morreriam por essa visão.

   Outra fala encontrada para explicar a não ressurreição de Cristo é a TEORIA DO DESMAIO, isso mesmo que você entendeu. Jesus não morreu numa cruz, “apenas” desmaiou e foi enterrado por engano. O impressionante dessa teoria é que Jesus além de sobreviver a cruz, fugiu o túmulo e conseguiu convencer que havia ressuscitado.

   A falha começa na pressuposição de que tanto os discípulos, como os judeus e os romanos (excelentes executores) fizeram um mau juízo sobre a saúde de Cristo. Afinal passar pela surra, ter pregos rústicos pregados nos pés e nas mãos e ter uma lança enfiada na lateral do tronco na altura do coração não foram o suficiente para tê-Lo matado.

   O segundo erro é que Jesus foi embalsamado e ninguém percebeu que Ele estava vivo. O terceiro equívoco é pensar em uma maneira que Ele tenha se recuperado e sobrevivido a tudo o que passou em mais ou menos 36 horas em um túmulo escuro e úmido.

   Será que alguém imaginou que Jesus simplesmente tenha se levantado, empurrado a pedra para o lado, vencido uma luta contra a guarda romana que estava do lado de fora usando apenas a cabeça, já que mãos e pés estavam gravemente feridos e chegando nesse estado deplorável diante dos discípulos conseguiu convence-los de que havia ressuscitado?

   Um ateu mais que dizer o que aconteceu no lugar da ressurreição tem que dar mais do que teorias, deve falar algo que condiz com os eventos históricos sem a necessidade de forçar a imaginação a extremos como foi aqui apresentado pelas três principais teorias aqui apresentadas.


Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário