terça-feira, 25 de março de 2014

A Palavra Certa

   Muitas vezes o líder esquece um detalhe que pode fazer toda a diferença no sucesso de um projeto ou não, a linguagem! Samuel Johnson disse certa vez que a “linguagem é a roupagem do pensamento”. Mas entes de aprofundar a pergunta correta que devemos fazer é: O que é linguagem?

   Definiria a linguagem como a forma em que nós nos comunicamos, seja pela fala ou símbolos, usado entre duas ou mais pessoas com a intenção de transmitir ideias, sentimentos, emoções ou mesmo nossos próprios valores.

   “A linguagem é como uma caixa de ferramentas.” Foi desta maneira que o alemão Ludwig Wittgenstein definiu a linguagem, e ele esta certo. Um líder por tanto tem que saber construir frases para definir e transmitir com precisão o que quer que com a visão, missão ou lema da empresa e porque não para a igreja, para seus interessados.

   Bill Hybells diz que “visões inteiras vivem ou morrem dependendo das palavras que o líder escolhe para articulá-las.” Não adianta uma boa ideia se ela não consegue ser compreendida. Não adianta eu falar em uma igreja que aprofundar a homilética é importante quando ninguém sabe o que é homilética.

   Como pastor sei que é necessário também conhecer o público que prego e falo. Igrejas são diferentes, já tive público universitário com mestres e doutores em seu meio e já falei ao outro extremo, pois no final do culto fui abordado com a pergunta: “De qual igreja Albert Einstein é pastor?” Para um sermão ser bem entendido a linguagem tem que ser muito bem pensada.

   Além disso temos que reconhecer que a linguagem também pode ser uma barreira para um recém chegado, quem não passar um tempo no Rio Grande do Sul não vai saber o que significa “ficar largateando”. No caso dos adventistas existem toda uma fala que poucos de fora poderiam entender. Como por exemplo a “tríplice mensagem angelical” ou “hoje na igreja 10 almas foram batizadas”. A primeira se refere a uma passagem específica de Apocalipse e a segunda a palavra alma é igual a pessoa e não um fantasma ou coisa que o valha.

   Como pastor e professor sei que para motivar membros e alunos para seguirem uma estratégia tenho que usar palavras que mexam com o coração e a mente levando o público a ação.

   Pense nas palavras e nas pessoas que você quer atingir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário