segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Por que testemunhar?

   Eu gosto muito de ler livros. Adquirir conhecimento para mim é um dos maiores privilégios que Deus nos deu e é sem dúvida uma das maiores diferenças que temos entre os animais, pelo menos quando a assunto é a capacidade de armazenar conhecimento e como aplica-lo.

   Mas a minha vida como professor me mostrou um outro lado muito importante do conhecimento, que é o de ensinar. Falar daquilo que gostamos e amamos e levar a jovens a fazerem reflexões sobre o objeto de estudo. Dar aula de religião e filosofia é um prazer para mim.

   Entretanto o mais gostoso de uma sala de aula é o desafio de por o meu conhecimento a prova. Falar do que eu acredito abertamente sabendo que na sala de aula existem pessoas (alunos) que pensam diferente de mim. Isso me estimula a estudar mais, a raciocinar mais e ver a força dos meus argumentos.

   Uma das áreas da teologia que sou apaixonado é o que chamamos de apologia, sendo ainda mais específico, apologia cristã! Mas você sabe o que é apologia cristã? Resumidamente falando, é a defesa da fé através da razão.

   Veja por exemplo o post que escrevi (clique aqui)! Aqui eu apresento o argumento cosmológico, onde mesmo eu não tocando na Bíblia consigo mostrar que o universo apresenta evidências de um Deus, como o descrito nas Escrituras. Ou seja, pela razão eu chego ao Deus bíblico.

   Quando eu vou a igreja, leio livros, presto atenção na aula ou qualquer outra maneira que eu ou você use para ganhar conhecimento, se nós não colocarmos o conhecimento a prova, não vamos crescer.

   Mark Mittelberg, no livro Razões para crer: apresentando argumentos a favor da fé cristã. Registra em seu artigo uma frase que aprendeu de seus mentores e que gostaria de deixar registrado aqui:

   “Se você quer se tornar um apologista cristão experiente e eficaz, não basta ler livros e passar todo o tempo com crentes que tenham ideias afins. Saia desse meio e fale com seres humanos reais, que têm dúvidas e objeções. [itálico do autor original]”.


   Agora esquece o tema específico da apologia, mas pensa na sua fé, naquilo que você realmente acredita. Você já pôs esse conjunto de “crenças” à prova? Já compartilhou a fé com “humanos reais”? Esse vai ser o desafio que vou deixar para vocês. Esse blog pode te ajudar e se você tiver alguma dúvida pode me mandar um e-mail, comentário ou o que for, que estou pronto para responder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário