quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Humor ateu?! #SQN

   O quadrinho acima mostra o que algumas vezes pode acontecer com qualquer um de nós, ou seja, perder a linha de raciocínio por causa de algo que eu goste, alguma coisa que seja atrativo para mim.

   Um grupo de ateus fez um vídeo humorístico falando sobre o “design incompetente”, mas antes de avançar vou fazer uma breve explicação pois nem todos estão familiarizados com a linguagem aqui apresentada.

   Existe uma Teoria científica (por mais que os materialistas não a aceitem) chamada de Design Inteligente (TDI) que postula que "certas características do universo e dos seres vivos são mais bem explicadas por uma causa inteligente, e não por um processo não direcionado como a seleção natural".

   A TDI seria quase o criacionismo se não fosse uma segunda frase que define a teoria: "é possível a inferência inequívoca de projeto sem que se façam necessários conhecimentos sobre o projetista, seus objetivos ou sobre os métodos por esse empregados na execução do projeto."

   Ou seja, a TDI não tem compromisso com Deus e nem com a Bíblia, mas ainda assim existem os teimosos que afirmam que a TDI não passa de um criacionismo disfarçado, só que em vez de chamar o criador de Deus, chamam de Designer.

   Agora voltemos a musiquinha que o Yuri e sua banda fizerem. Obviamente não é um argumento construído, mas apenas uma provocação ou algo que eles fizeram para vangloriarem a si mesmos. O Yuri eu conheço pessoalmente e sei que ele pode elaborar argumentos melhores, já o resto eu não conheço e não me comprometo.

   A música afirma que o Designer no caso (Deus) é incompetente, pois eles sentem diversas dores e logo o criador do homem não seria inteligente. E por fim afirmam que para acreditar em um designer desse só sendo “crente”.

   O primeiro ponto é decepcionante até comentar, pois quando o meu carro da algum problema eu não culpo a natureza e afirmo que ele não foi projetado e construído por pessoas inteligentes. Mas pelo visto um carro com problemas, segundo Darwin, deve ter vindo das forças cegas da natureza.

   Além disso, existe uma falha teológica, não deveríamos ter problemas de saúde antes da entrada do pecado no mundo, depois que Adão e Eva pisaram na bola, Deus afirmou categoricamente que a partir dali haveria dor, sofrimento, morte e outras mais. Então o que eles estão cantando esta de acordo com a Bíblia, embora poderiam muito bem cuidar um pouco melhor da saúde para reclamar menos das dores.

   Por fim, óbvio que precisa ser crente para acreditar em Deus, assim como é necessário ser um ateu convicto e com muita fé para acreditar que a vida veio através de forças cegas não dirigidas e que elas evoluíram com o passar dos anos ganhando milhões de bits de informação.

  Pelo visto a musiquinha só consegue convencer um tipo de gente... os que se perdem no meio do raciocínio lógico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário