segunda-feira, 18 de novembro de 2013

A imbecilidade é invisível aos olhos (Comentando)

   Estava lendo um blog ateu e li um post com o título A imbecilidade é invisível aos olhos, que falava de um desabafo de um ateu sobre um power-point que havia recebido (para ler o post na integra clique aqui). E como cristão fiquei preocupado em três pontos.

1. A prima que s dizia cristã ter enviado um e-mail "mal-criado" como resposta aos comentário do blogueiro. Pois por mais que um ateu não tenha razão (e nos assuntos religiosos dificilmente têm) o cristão não tem motivo para perder a razão e deve ter em mente que quando uma pessoa rejeita a Deus ou a Cristo, ela não esta rejeitando a pessoa (o crente), mas rejeitando a Deus e esse assunto um dia os dois acertam. Cordialidade e respeito é o mínimo que esperamos de um cristão.

2. O conteúdo do power-point enviado ao ateu, que vou colocar aqui abaixo:

     Um dia, Jesus e o Diabo estavam conversando, e Jesus perguntou ao Diabo o que ele estava fazendo com as pessoas aqui na Terra.
O Diabo respondeu que estava se divertindo muito ensinando as pessoas a fazer bombas, a se divorciar, a estuprar criancinhas, o diabo a quatro!
Jesus perguntou: ‘E depois? O que vai fazer com elas?’.
E o Diabo: ‘Vou matá-las’.
Jesus: ‘Quanto você quer por elas?’.
Diabo: ‘Ah, Jesus… Você não vai querer esse povo! São pessoas traiçoeiras, mentirosas e falsas. Elas vão cuspir em você, vão te bater e não vão levar em conta nada do que você fizer por elas!’.
Jesus, então, insistiu: ‘Quanto você quer por elas, Diabo?’.
E o Diabo: ‘Eu quero toda a tua lágrima e todo o teu sangue’.
E Jesus: ‘Trato feito!’.
   Qualquer cristão que conheça minimamente a Bíblia sabe de um erro doutrinário gigante aqui. Jesus, em nenhuma parte da Bíblia, negociou com o Diabo a salvação do homem. Na verdade, o Diabo não tem participação nenhuma na Salvação do homem. O motivo de Cristo vir aqui e morrer por nós é de fato pagar o resgate pelas nossas vidas, mas não para Satanás, mas para o próprio Deus.

   O motivo da morte de Jesus ser necessária é que sem ela não há salvação. Em Gênesis 2:17 a desobediência de Adão levaria a morte, essa foi a sentença que Deus colocou sobre todo o pecado. Não porque Deus seja mal e queira uma obediência incondicional, mas o pecado é o que causa separação entre Deus e o homem, como Deus é a fonte de vida não existe a possibilidade de continuar a viver "desplugado" de Deus. Seria como querer que a lâmpada ascendesse sem conecta-la de alguma maneira em uma fonte de energia.

   Como Deus é imutável e a Lei representa seu caráter, portanto imutável também, ele decidiu antes mesmo do homem pecar, que através da pessoa de Cristo ele morreria em nosso lugar, claro que para isso eu preciso aceitar a proposta de Deus. Assim Paulo diz que "o salário do pecado é a morte", e ele tem razão, mas na mesma frase continua a dizer que: "o dom gratuito de Deus é a vida eterna" e isso só recebo "por meio de Cristo Jesus nosso Senhor." Roanos 6:23

   É através de uma morte substitutiva que somos salvos, não de Satanás, mas da sentença de morte que Deus reservou para todos os que pecarem.

3. Este é o que mais me preocupa. um ateu que não tem obrigação de conhecer a Bíblia como um cristão tem, sabe ver incoerência nas falsas doutrinas que se espalham por ai melhor que muito cristão. Por isso faço um apelo a você cristão, leia a sua Bíblia, estude ela com vontade, você vai descobrir que os melhores argumentos ateístas não corresponde com o que a Bíblia diz verdadeiramente, pelo contrário, em alguns pontos existe até uma similaridade

   Mas .agora vou avançar para uma segunda parte deste post, e isso é em relação aos argumentos ateístas do autor do post original, intitulado por Barros, que ali encontrei e vou procurar responder brevemente.
"um Deus que pode tudo, não pode se livrar, ou conter, ou neutralizar as ações de um Diabo que, aparentemente, só existe para desafiá-lo."

   Esse tipo de argumento pode ser encontrado até com uma certa normalidade por ai, mas ele possui algumas falhas:
A. Ele se coloca na posição de Deus dizendo o que ele faria se fosse todo-poderoso
B. Apresenta ignorância total no pano de fundo bíblico, o que nós adventistas chamamos de "Grande Conflito" entre Deus e Satanás
C. Ignora o fato de Cristo já ter anulado os efeitos eternos na vida do homem através do sacrifício próprio de tudo aquilo que o Diabo poderia nos induzir a fazer.

"Minha prima parece endossar esse raciocínio cristão tacanho, pelo qual Deus, o bom e todo-poderoso Criador, não faz nada contra o Diabo porque não é muito adepto de interferir nas ações dos seres que habitam o seu universo."

   Na verdade o Deus bíblico gostaria de intervir em nossas vidas muito mais do que ele costuma intervir atualmente, mas existem exemplos bíblicos bem simples de intervenção divina na vida dos homens.
a. Abertura do Mar Vermelho
b. Maná caindo do Céu diariamente
c. Machado flutuando em rio
d. Profecias a cerca de Ciro pelo menos 300 anos antes do nascimento do mesmo, afirmando que ele seria o libertado de Judá.
e. Encarnação de Cristo
f. Jumento falando com Balaão
g. Profetas enviando e pregado a mensagem bíblica ao povo e chamando para uma reforma de vida.
h. .... e muitas outras.

   Desde que Adão caio em pecado, Deus já veio a Terra intervir por ele. Por isso acho muito estranho um cristão não acreditar em intervenção divina, quando é justamente isso que Deus promete fazer em nossas vidas. Mas pode ser que essa seja apenas uma visão particular do Barros.
   
   A conclusão do post ateu esta coberta de razão, menos na falta de educação, quanto ao raciocínio apresentado pelo power-point, por isso não tenho muito o que declarar. Mas fica aqui a dica para você cristão. Estude a Palavra e perceba que nem todas as mensagens ditas "cristãs" são de fato embasadas na Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário